O dólar americano é a moeda oficial dos Estados Unidos. Segundo dados oficiais do Banco Internacional de Pagamentos (BIS), seu informe trienal de 2010 mostra que o nível de participação do dólar americano no mercado forex é de 84.90%, levando-se em conta um total de 200%, já que as transações implicam em compra e venda.
Apesar do dólar americano ser a moeda oficial dos Estados Unidos e o monopólio de sua emissão ser do Banco Central, ou seja, o FED, existem outros países que implementaram o uso do dólar americano em seus territórios como moeda de câmbio.
Esse fenômeno se deve em grande parte a estabilidade ao longo da história do dólar americano. Assim, por exemplo, em El Salvador e Panamá, o dólar americano foi adotado como moeda oficial.
O dólar, no momento, continua sendo uma moeda de refúgio contra a inflação e em tempos de crise.
Considere também que o petróleo é cotado em dólar americano bem como o ouro. Dapi o papel chave do dólar americano em transações de commodities.
O código ISO 4217 para o dólar americano é USD. A norma ISO 4217 veio para codificar o conjunto de moedas em nível mundial e realmente simplificou as transações pelo mundo, com a codificação de três letras para cada moeda.
Vários países nomeiam suas respectivas moedas como dólares, como o dólar canadense no Canadá, o dólar neozelandês na Nova Zelândia, e o dólar australiano na Austrália. Dessa forma, o ISO 4217 acaba com a incerteza nas transações comerciais, já que se falamos de USD sabemos que estamos mencionando o dólar americano e não outra moeda. Imagine que dois comerciantes, um australiano e outro americano, concordam em fazer negócios somente em dólar. Assim, não ocorre mal entendido no comércio mundial.
Existem notas de dólar americano nos valores de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100.