O Banco Nacional da Polônia é o Banco Central da República da Polônia, em polonês Narodowy Bank Polski. Esta instituição financeira se estabeleceu em 1945.
O Banco Central da Polônia representa o país no Sistema Europeu de Bancos Centrais.Tal instituição financeira existe com esse nome desde 1945, porém é remanescente de bancos prévios, ambos chamados Banco da Polônia (Bank Polski).
A estrutura e funcionamento do Banco Nacional da Polônia são regulamentados pela Constituição da República da Polônia e pela Ata do Banco Nacional da Polônia, junto à Ata Bancária.
A função primordial do Banco Nacional da Polônia é de manter a estabilidade dos preços, inflação baixa, confiança na moeda e fixar as taxas de juros, entre outras.
Para atingir seus objetivos, o banco central tem uma meta inflacionária de 2.5% com uma base de flutuações aceitas em +/- 1%. Se os preços ultrapassam esse nível, o banco se preocupará em reduzir ou aplacar a inflação; por outro lado, se mantém o nível abaixo de tal meta inflacionária, terá que tomar medidas a fim de aumentar a inflação.
Entre as principais atividades do Banco Central da Polônia, podemos enumerar o estabelecimento da política financeira, a emissão de moeda oficial, a administração das reservas oficiais do Estado, educação e informação econômica e prestação de serviços ao departamento do tesouro nacional.
O comitê de política financeira do Banco Central da Polônia é constituído pelo presidente do banco central e nove membros designados pelos poderes executivo e legislativo do governo. A duração dos mandatos é de seis anos.
O zloty é a moeda oficial na Polônia.
A Polônia entrou para a União Europeia em maio de 2004; no entanto, não completou a terceira etapa da integração à União Financeira. A moeda circulante na Polônia continua sendo o zloty. Não foi implementado o euro em território polonês e nem a previsão de data oficial para sua introdução.
O Banco Central da Polônia é dirigido por Marek Marian Belka. Belka foi primeiro ministro da Polônia e também ministro das finanças. Além de ocupar o cargo de Diretor do Fundo Monetário Internacional pelo departamento europeu. Belka estudou na Universidade de Columbia, na Universidade de Chicago e na London School of Economics. Possui mestrado em comércio exterior e em economia pela Universidade de Łódź.
Seu antecessor foi Sławomir Stanisław Skrzypek, graduado pela Universidad Tecnológica de Gliwice, com MBA em finanças pela Universidade de Wisconsin. Skrzypek realizou vários estudos de pós-graduação, entre eles na Universidade da Cracóvia, onde se espacializou em administração de ativos e obrigações dentro do sistema bancário polonês.
Tipo de Entidade Financeira: Banco de Estado
Fundação: 1945
Sede: Varsóvia
Moeda Oficial: Zloty; ISO: PLN