Commodities
As commodities, matérias primas e mercadorias são bens prescindíveis e homogêneos. Seu valor flutua diariamente no mercado de acordo com a oferta e procura. Esses bens têm um nível de diferenciação mínima, uma vez que não é significativo o lugar da produção, elaboração ou extração. E a coisa notável é que o preço das commodities está definido para o mercado como um todo.
As commodities representam uma alternativa de investimento muito interessante, conjuntamente pode-se diversificar sua carteira de investimentos.
Entre as commodities mais populares podemos encontrar ouro, prata, platina, petróleo e gás natural.
Atualmente, acessar o mercado de commodities é muito simples, e geralmente a maioria dos
brokers permitem o comércio de commodities.
Dentro das principais classificações e categorias de commodities, podemos distinguir os Metais Preciosos, tais como ouro, prata, platina e paládio; os Energéticos, como petróleo e gás natural; e os Agrícolas como o café, açúcar, milho, soja, trigo, arroz e gado.
O ISO 4217, norma que codificou o conjunto de moedas em nível mundial, também têm uma codificação para os metais preciosos.
Os metais preciosos são codificados com três letras, a primeira é sempre a letra X e as duas letras que seguem referem-se ao elemento da tabela periódica dos elementos químicos. Por exemplo, Au é o elemento químico para ouro, e por isso o código do ouro é XAU no campo do investimento, prata tem código XAG, a platina tem código XPT e o paládio tem código XPD.
De todos os metais preciosos o ouro é a commodity mais popular como investimento. O ouro é usado como uma proteção contra a inflação e como um porto seguro em tempos de crise. Os Bancos Centrais no mundo contam com Reservas em ouro, e também compram e vendem ouro no mercado, alterando a oferta e procura.
O peso econômico do dólar dos EUA e de seu volume de participação no mercado forex se deve em grande parte às principais commodities negociadas em dólares americanos,
USD no mercado.
O ouro e o petróleo são as commodities mais negociadas nos mercados mundiais. São cotados em dólares americanos ou USD.
Se desejar aprofundar-se mais a respeito das commodities recomendamos a leitura de nosso centro educativo.