A
correlação entre ativos financeiros é a relação entre a cotação ou valor de dois instrumentos financeiros diferentes, calculada ao longo de um período de tempo determinado. Sejam estas: moedas, ações, títulos, commodities ou quaisquer ativos financeiros. Pode-se analisar e determinar as relações e correlações existentes entre os ativos.
A correlação entre os instrumentos financeiros pode ser positiva ou negativa. Diz-se que esta é uma correlação positiva quando os dois ativos financeiros se movem na mesma direção. Portanto, quando um ativo sobe em valor o outro ativo correlacionado também tende a subir. O mesmo fenômeno acontece em caso de quedas. Portanto, o outro ativo correlacionado tende a cair.
Por outro lado, falamos de correlação negativa quando um ativo sobe em valor no mercado e o outro ativo correlacionado cai. Da mesma forma, existe uma correlação negativa quando um ativo perde valor no mercado e o outro ativo sobe.
No geral, as correlações mantêm um mesmo padrão ao longo do tempo. Porém, este não é um princípio imutável. Assim que uma correlação que em determinado momento foi positiva pode passar a ser negativa. Devemos lembrar que no mercado as correlações são significativas apenas quando registram pelo menos uma pontuação de -1/1 para mais. A seguir, você poderá visualizar tabelas de correlações de 15 minutos, por hora, dia, semana.