O Banco da Inglaterra é o banco central do Reino Unido. O banco foi fundado em 1694 e teve sua independência em 1997. O Banco da Inglaterra se encontra no centro do sistema financeiro do Reino Unido, com sede em Londres, na rua Threadneedle.
O Banco da Inglaterra pertence ao Sistema Europeu de Bancos Centrais, já que o Reino Unido não adaptou o euro e, como consequência, não cedeu suas competências em matéria de política financeira ao Banco Central Europeu.
A função do Banco da Inglaterra é manter a estabilidade dos preços, uma inflação baixa, a confiança na moeda e controlar a circulação da libra esterlina, entre outras questões.
Para atingir seus objetivos, o banco central tem uma meta inflacionária de 2%. Se os preços ultrapassam esse nível, o banco se preocupará em reduzir ou aplacar a inflação, conforme mantém o nível abaixo de 2%, isso fará com que o banco tome medidas para aumentar a inflação.
O banco tem a tarefa fundamental de estabelecer os tipos de juros que influem no gasto e na economia.
O MPC, ou Comitê de Política Financeira do Banco Central da Inglaterra é composto por nove membros.
Com respeito à emissão de moeda no Reino Unido, o Banco Central da Inglaterra é uma das oito entidades autorizadas a emitir a moeda oficial. No entanto, o Banco Central da Inglaterra conta com o monopólio da emissão de moeda na Inglaterra e no País de Gales, diferente da Escócia e Irlanda do Norte, onde a emissão é feita e supervisionada pelo Banco Central.
Atualmente, o presidente do Banco Central da Inglaterra é Sir Mervyn King. Esse banco foi classificado como um dos bancos centrais mais eficazes do mundo.
Tipo de Entidade Financeira: Banco de Estados
Fundação: 1694
Sede: Londres, Inglaterra.
Moeda Oficial: Libra esterlina; ISO: GBP